Moscou, Rússia
Hoje eu acordei pronta pra escrever que dois momentos na Russia foram surpreendentes e emocionantes. Mas da hora que acordamos até agora já são quatro.
Primeiro em São Petersburgo, quando entramos em uma galeria para ver as lojas e estávamos escolhendo souvenirs quando começamos a ouvir ópera. Nos olhamos e soubemos que o som não vinha das caixas. Subimos a escadinha atrás da gente e tinha uma cantora ali, quase sem abrir a boca, cantando divinamente. Eu nunca achei muita graça em ópera, mas queria ver alguma apresentação aqui na Russia porque imaginei que fosse ser lindo. Mas é muito mais que lindo! A música vai entrando na gente e quando vimos, nossos olhos já estavam cheios de água. Incontrolável a emoção que sentimos.
Depois foi ontem, em Moscou, quando entramos numa estação de metrô que não conhecíamos e andamos, andamos. Anda-se muitos minutos dentro das estações até se ver algum sinal do metrô. Aí ouvimos musica clássica e eu pensei que bacana que esse povo toca esse tipo de música nas caixas de som das estações. Deve acalmar o pessoal pro trabalho. Mas conforme andávamos, o som ficava mais alto e vimos um quinteto que tocava ali. Algumas pessoas paradas e nós também tivemos que parar. Tinha gente rica, gente simples, gente mal encarada. Todo tipo de gente podia se emocionar com a música que estava sendo feita ali. Isso só fez com que o momento fosse mais ainda mais bonito. Podíamos ter ficado ali por horas, só ouvindo.
Eram esses dois que eu tinha pensado em escrever, quando descemos pra tomar café da manhã e não passavam os vídeos incríveis desta vez. A TV Européia estava passando a retirada dos mineiros do Chile. Vocês viram? Até ali eram três salvos. Um deles trouxe várias pedras lá de baixo e entregou a todos que tinham trabalhado no resgate deles. Eu não consegui segurar as lágrimas mais uma vez. Deus abençoe aqueles mineiros e todo mundo que trabalhou pra tirar eles de lá.
No caminho pro aeroporto pegamos o metrô e paramos na estação que faz conexão com o trem que leva ao aeroporto, que não é subterrânea. Pois tinha acabado de começar a nevar! Aquela neve levinha, voando pra todos os sentidos fechava com chave de ouro nossa estada perfeita em Moscou, que é uma cidade com um astral muito legal.
Bem cosmopolita, bem metrópole. Tem de tudo aqui, pelo jeito. O Madá me disse que tem mais de 10 milhões de habitantes! Mas o povo é bacana, solícito e até vimos alguns sorrisos. Teve um senhor que largou as 3 sacolonas que carregava na Praça Vermelha e se ofereceu pra tirar as nossas fotos com todos os fundos de lá. Ele fez até uma careta de dor pra se ajoelhar e pegar o melhor ângulo, tadinho! Falando russo sem parar, foi pegando a nossa câmera e nos posicionando. Dá a impressão que o pessoal daqui tem orgulho da cidade, do que passaram e ficam felizes de ver tantos turistas valorizando isso tudo.
As pessoas falam um inglês bem fraco, com pouco vocabulário, mas se esforçam com todas as mímicas pra gente entender. Claro que tem alguns bem rudes, mas em todo lugar, né?
As igrejas daqui são bem mais antigas que as de S. Pete e na minha opinião, mais emocionantes. A energia não é a mesma, porque aqui são todas museus e é bem diferente de entrar numa igreja de verdade, cheia de fé de um monte de gente e que não tem como não sentir uma força muito grande quando a gente abre aquelas portonas enormes. Mas aqui elas tem pinturas antiiigas, e todas estão sendo restauradas. As cores estão bem apagadas, bem diferente das catedrais de S. Pete que são devaneios dos czares megalomaníacos - e também são lindas, magníficas!
Apesar de ser menos visitada que São Petersburgo, tem mais acesso para quem não fala russo e não entende cirílico. Muitas coisas tem explicações em inglês e as estações tem os nomes em romanos embaixo, o que pelos menos facilita lembrar os nomes. Mas Wielecosseles é simples perto das escritas daqui…
Moscou foi uma ótima surpresa. Qualquer um que me perguntar eu digo pra ficar mais tempo aqui, com certeza!
Agora estamos no aeroporto saindo pra Istambul, que é uma das cidades que eu mais queria ver nesta viagem. Vai ser bom sair um pouco dos casacões. Até lá!
*Fotos de Moscou aqui:
https://www.flickr.com/photos/maisglitter/albums/72157625158393324

Comentários
Postar um comentário